ASSINE
search button

Itália estaria estudando usar caças para atacar EI no Iraque

Italianos fazem parte da coalizão internacional guiada pelos EUA

Compartilhar

A Itália poderia começar a realizar ataques aéreos contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) no Iraque em breve, informou nesta terça-feira (6) o jornal "Corriere della Sera". A ação seria um passo para uma atuação mais efetiva na coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. O Ministério da Defesa não desmentiu, nem confirmou o fato e emitiu uma nota em que afirma que o uso de caças militares no país "são apenas hipóteses a serem avaliadas junto aos aliados e não decisões. De qualquer maneira, isso precisa passar pelo Parlamento".   

 Já o presidente da Comissão de Defesa no Senado, Nicola Latorre, confirmou que "houve uma solicitação" sobre o tema, mas que nada foi decidido ainda.    "Como é sabido, a Itália faz parte de uma coalizão internacional e já está empenhada em uma ação ativa, mas não com fins de bombardeio. Foi feito um pedido em tal sentido e, naturalmente, o governo deverá avaliar estes aspectos e, sobretudo, informar preventivamente o Parlamento. Até o momento, não há nenhuma decisão do tipo", informou Latorre à emissora "Gr3".    

Há cerca de um ano, o governo italiano se uniu aos países ocidentais para combater o EI no Iraque e, atualmente, os italianos executam apenas missões de sobrevoo e de reconhecimento sobre o território iraquiano.