ASSINE
search button

Inundações deixam 11 mortos na Carolina do Sul

Compartilhar

As fortes inundações que atingem o estado americano da Carolina do Sul desde quinta-feira (1º/10) deixaram 11 mortos e milhares de casas sem energia elétrica ou água potável, informou a imprensa local.

Pelo menos quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito provocados pelas inundações e outras sete faleceram afogadas, segundo o jornal Charleston Post and Courier.

Vários moradores da região tiveram que procurar refúgio em abrigos, enquanto as autoridades usavam helicópteros para resgatar pessoas, que ficaram ilhadas.

Na segunda-feira, a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, anunciou, durante entrevista coletiva em Columbia, capital do estado, um balanço de nove mortos.

Quase 26 mil pessoas estavam sem energia elétrica em suas casas e 40 mil sem água potável no estado, disse a governadora.

"Não víamos este nível de chuvas nas terras baixas em mil anos", afirmou a governadora Haley no domingo.

"A preocupação principal é a água potável", disse Haley, que informou que uma dezena de centros de abastecimento e distribuição estão sendo habilitados por causa do fechamento de muitas lojas.

A prefeitura de Columbia recomendou aos moradores que fervam a água da torneira antes de beber, já que pode não estar apta para o consumo.

Na segunda-feira, quatro pontos de distribuição de água foram abertos na cidade durante uma hora e meia. Os locais fecharam antes do toque de recolher imposto pelo segundo dia consecutivo aos moradores e ao comércio.

As escolas, prédios públicos e lojas permaneceram fechadas na segunda-feira.