ASSINE
search button

Eurodeputado italiano usa camisa comparando Merkel a Hitler

Compartilhar

Um dia antes da visita da chanceler Angela Merkel ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), pelas celebrações do 25º aniversário da reunificação alemã, um eurodeputado italiano apareceu no plenário com uma camiseta comparando a líder a Adolf Hitler.    

A provocação foi feita por Gianluca Buonanno, membro do partido de extrema-direita Liga Norte, durante um debate sobre as fraudes em testes ambientais por parte da montadora Volkswagen, um dos símbolos da indústria da Alemanha e apoiada pelo nazismo em seu início.    

"Amanhã [7] Merkel estará nesta sala e deverá nos dizer se sabia [das violações]", disse Buonanno, que vestia uma camiseta branca com a frase "Merkel Failed" ("Merkel falhou") e uma montagem com o rosto da chanceler e o bigode de Hitler.    

Imediatamente, a vice-presidente do Parlamento Europeu, Sylvie Guillaume, encarregada de moderar o debate, cortou o microfone do italiano. "Essa camiseta não é permitida em plenário", afirmou.    

Por conta disso, Buonanno pode sofrer algum tipo de sanção e até ser proibido de acompanhar o pronunciamento da líder alemã em Estrasburgo.