ASSINE
search button

Corte Europeia rejeita recurso de Pizzolato

Ex-diretor do Banco do Brasil deve ser entregue ao Brasil nesta quarta-feira

Compartilhar

A Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou nesta terça-feira (6) o recurso apresentado pelo ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para tentar evitar sua extradição para o Brasil. Em nota à imprensa, o advogado de Pizzolato, Alessandro Sivelli, afirmou que, nesta quarta, a polícia italiana irá buscar seu cliente na penitenciária de Modena, no norte do país, para entregá-lo às autoridades do Brasil que viajaram ao país europeu para extraditá-lo.

A entrega de Pizzolato às autoridades brasileiras corria o risco de ser suspensa caso o ex-diretor tivesse obtido uma liminar do tribunal europeu.

Pizzolato recorreu várias vezes à Justiça italiana para permanecer no país, alegando que as prisões no Brasil não eram seguras. "Todo mundo sabe quais são as condições das prisões brasileiras, que são bem descritas no acórdão do Tribunal de Recurso de Bolonha, que já havia rejeitado o pedido de extradição. [...] Essas declarações não são desmentidas pelas autoridades brasileiras: o ministro da Justiça do Brasil (Eduardo Cardozo) disse que "preferia morrer do que ficar preso nas prisões brasileiras", escreveu o advogado de Pizzolato na nota divulgada nesta terça.

Pizzolato fugiu do Brasil em 2013 para escapar da prisão. Ele foi preso no início de 2014 na Itália e desde então o governo brasileiro tenta a extradição. No último dia 22, o Conselho de Estado da Itália, última instância da justiça administrativa, rejeitou uma decisão liminar anterior que suspendia a extradição.