ASSINE
search button

Ataques russos na Síria preocupam Otan, diz secretário

Stoltenberg ainda pediu que Moscou respeite espaço aéreo turco

Compartilhar

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, declarou nesta terça-feira (6/10), que as incursões militares russas no território sírio preocupam a organização.    Isso se dá não somente por conta da violação ao espaço aéreo turco, mas também por que as forças lideradas por Moscou não atacam apenas militantes do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), mas também grupos opositores ao governo de Bashar al Assad, que combatem os jihadistas, assim como civis.    

Na última segunda-feira, o Conselho do Atlântico Norte pediu a Rússia que parasse "imediatamente" com os ataques contra a oposição e contra civis na Síria e que "centre seus esforços em combater" o grupo jihadista.    

Os países-membros da Aliança expressaram, em comunicado, sua "profunda preocupação" pela escalada militar russa na Síria e, "especialmente, pelos ataques das Forças Aéreas Russas" nas cidades sírias de Hama, Homs e Idlib.    

Turquia - Stoltenberg ainda disse que as incursões russas no espaço aéreo da Turquia não parecem ser por acaso."Para nós, não foi um acidente, mas uma séria violação".  

Ele ainda reiterou que isso é algo "inaceitável" e pediu que as fronteiras sejam respeitadas. Segundo Stoltenberg, o governo de Moscou ainda não se explicou sobre as violações