ASSINE
search button

Executivo da Air France é perseguido por funcionários

Eles fizeram protesto contra um plano de demissões

Compartilhar

Centenas de funcionários da companhia aérea francesa Air France invadiram a sede da empresa nesta segunda-feira (5), em protesto contra um plano de demissões. O tumulto obrigou o chefe de recursos humanos, Xavier Broseta, a fugir. O executivo foi visto correndo com as roupas rasgadas.

    De acordo com o sindicato local CGT, citado pelo jornal "Le Figaro", o homem precisou escalar um muro "para se salvar" dos manifestantes e receber escolta de seguranças. Pilotos e funcionários da Air France estão em greve nesta segunda-feira (5) para protestar contra o anúncio de um novo plano de demissões que poderia atingir até 2,9 mil postos de trabalho nos próximos dois anos. Também seriam extintas cinco rotas como forma de diminuir custos.

    A companhia garante que nenhum voo será afetado, mas não descarta atrasos, principalmente nos serviços de check-in. O comitê central da companhia francesa, órgão de gestão que reúne representantes executivos e funcionários, estava em reunião para oficializar as demissões quando o tumulto contra Broseta ocorreu.

    O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, disse estar "escandalizado" pela violência.

    "Faço um apelo a todos para que se esforcem. Obviamente, é preciso ter um diálogo, sentar à mesa de trabalho", disse, por sua vez, o porta-voz do governo francês e ministro da Agricultura, Stephane Le Foll. A Air France foi fundada em 1933 e é a maior companhia aérea francesa, empregando mais de 58 mil pessoas. (ANSA)