ASSINE
search button

Fracasso de coalizão russa destruiria o Oriente Médio, diz Assad

Compartilhar

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou neste domingo (4), durante entrevista a uma emissora de TV iraniana, que Síria, Rússia, Irã e Iraque estão unidos para combater o terrorismo, mas alertou que o custo de uma possível derrota seria devastador para o Oriente Médio.

Assad também afirmou que a campanha liderada pelos Estados Unidos com bombardeios aéreos contra o Estado Islâmico só serviu para espalhar o terrorismo.

O presidente da Síria declarou ainda que a coalizão entre Rússia, Síria, Irã e Iraque vai alcançar resultados práticos, ao contrário da campanha internacional liderada pelos EUA, que, segundo ele, apenas causou a expansão da violência.

Assad ainda comentou as declarações de opositores internacionais que pediam a sua renúncia como parte da solução para esses conflitos. "Discussões sobre o sistema político ou governantes na Síria é um assunto interno dos sírios."

A aviação militar russa realizou 60 ataques na Síria no sábado (3) e atingiu mais de 50 bases estratégicas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), informou o vice-secretário de Estado, Andrei Kartapolov. O governo russo anunciou ainda que intensificará suas ações no território sírio e reiterou que está disposto a se unir com outros "países interessados" - em uma clara referência aos Estados Unidos e a coalizão internacional. Segundo dados de Kartapolov, mais de 600 militantes do EI fugiram de seus postos de comando e "diversos mercenários" começaram a desertar e estão a caminho da Europa.

O Observatório Nacional para os Direitos Humanos (Ondus) informou que, ao menos, 39 civis morreram nos ataques russos na Síria nos últimos quatro dias e outros 14 jihadistas também faleceram. Dos extremistas mortos, 12 faziam parte do EI e dois do Frente Al-Nusra - o braço da Al-Qaeda na Síria. 

Com Ansa