ASSINE
search button

Venezuela assume presidência do Conselho da OEA

O objetivo do país é o de reestruturar a entidade, disse Caracas

Compartilhar

A Venezuela assumiu nesta sexta-feira, dia 2, a Presidência do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo a ministra dos Negócios Estrangeiros do país, Delcy Rodríguez, o objetivo da nação é o de "reestruturar" a entidade.

    "Assumimos a presidência do Conselho Permanente da OEA com a intenção de agir em benefício dos nossos povos. Unimos esforços com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para reestruturação da OEA", afirmou a chefe de diplomacia venezuelana na sua conta do Twitter.

    Rodríguez explicou que a Venezuela está comprometida com a transformação do órgão, "a favor dos povos e não de interesses hegemônicos". "A Venezuela sabe qual foi a participação da organização no golpe de Estado contra o comandante [Hugo] Chávez. Isso deve acabar. A diplomacia bolivariana traz uma mensagem de paz e solidariedade à OEA", afirmou a ministra.

    Além disso, a chefe de diplomacia ainda informou nas redes sociais que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, designou Bernardo Álvares como o novo representante permanente do país na entidade. Roy Chaderton, que estava no cargo desde 2008, agora "cumprirá funções de Estado", afirma o tweet.

    A Presidência do Conselho Permanente é assumida rotativamente por todos os Estados-Membros da OEA. Sendo assim, o mandato da Venezuela durará três meses, ou seja, até o dia 31 de dezembro deste ano. (ANSA)