ASSINE
search button

Parlamentares aprovam 2ª parte de reforma do Senado italiano

Mudança na Constituição avança com acordos do partido de Renzi

Compartilhar

Os parlamentares italianos aprovaram mais uma parte da reforma no Senado nesta sexta-feira (02) e a votação ocorreu em um clima "mais ameno" do que aquela que aprovou o primeiro artigo da reforma constitucional.

    Após um acordo na semana passada entre a "maioria" e o grupo da "minoria" do Partido Democrático (PD), a sigla governista, o segundo artigo foi aprovado por 169 votos a favor, 93 contra e três abstenções. Com isso, foram definidas as novas funções dos senadores do país.

    A emenda, chamada com o nome da senadora que sugeriu a mudança, Anna Finocchiaro (PD), estabelece que os Conselhos Regionais irão eleger os futuros senadores entre seus próprios membros e que a "duração do mandato coincidirá com aquela dos órgãos das instituições das quais foram eleitos".

    A medida aprovada acrescenta que a eleição desses senadores escolhidos deve ocorrer "em conformidade com as escolhas expressadas pelos eleitores para os candidatos a conselheiro na renovação dos mesmos órgãos". Os dois grupos internos do PD divergiram muito sobre esse ponto porque o grupo comandado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi queria que a escolha fosse completamente indireta. Já a minoria queria a participação popular na escolha da nova casa.

    Na quinta-feira (01), os senadores já haviam aprovado o artigo 1 da reforma, que estabelece o fim do bicameralismo paritário com a Câmara dos Deputados. Com isso, só os parlamentares da outra casa poderão dar o voto de confiança ao governo. Ela ainda diminuiu de 315 para 100 o número de senadores eleitos - agora chamados de conselheiros: 74 deputados estaduais e 21 prefeitos escolhidos pelas Assembleias Legislativas de cada região. Outros cinco membros serão indicados pela Presidência. (ANSA)