ASSINE
search button

Papa teve papel significativo em acordo com Farc, diz negociador

Compartilhar

O negociador-chefe do governo nas tratativas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Humberto de la Calle, afirmou nesta segunda-feira (28) que o papa Francisco teve um papel "significativo" nas conversas entre os dois lados, que culminaram em um histórico acordo assinado na última quarta (23).

Além disso, segundo De la Calle, o Pontífice foi constantemente inteirado sobre o desenvolvimento das negociações. "O Papa teve um papel significativo, e igualmente significativo será seu papel no futuro. Francisco conversou em duas ocasiões com o presidente [Juan Manuel Santos], esteve inteirado sobre os progressos em Havana [cidade que sedia as tratativas] e, sobretudo, ofereceu um grande apoio moral ao processo de paz na Colômbia", afirmou.

Em uma entrevista no avião que o levou de volta ao Vaticano após sua viagem por Cuba e Estados Unidos, Jorge Bergoglio já havia dito que ficou "contentíssimo" com o acordo e que se sente parte do sucesso.

O pacto diz respeito à forma de justiça que será aplicada aos envolvidos nos mais de 50 anos de conflitos internos na Colômbia, tema que era um dos principais entraves das negociações.