ASSINE
search button

Gays se casam nos EUA após prisão de funcionária de cartório

Compartilhar

Os casais gays do condado de Rowan, no estado americano do Kentucky, começaram nesta sexta-feira a obter as licenças de casamento que haviam sido negadas por motivos religiosos por uma funcionária, que foi presa por violar a decisão da Suprema Corte de legalizar as uniões de pessoas do mesmo sexo em todo o país.

Os primeiros a receber o documento foram James Yates, de 41 anos, e William Smith, Jr., de 33 anos, juntos há quase uma década e a quem a funcionária Kim Davis, se negou a tramitar o pedido de casamento deles.

Os namorados foram casados por um alto funcionário do tribunal, que felicitou o casal antes de eles forem para as escadas na entrada do escritório do condado para mostrar à imprensa o documento enquanto se abraçavam e choravam de alegria.

Em frente a corte federal do Kentucky, se reuniram dois grandes grupos de manifestantes que felicitaram o casal com cartazes com mensagens como "O amor ganhou", ou que os criticavam com frases como "Bem-vindos a Sodoma e Gomorra".

A funcionária, transformada em um símbolo de oposição ao casamento gay por motivos religiosos, permanecerá presa até decidir obedecer à Suprema Corte.

A funcionária decidiu deixar de emitir qualquer licença de casamento em junho, quando o Supremo decidiu a favor da legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, o que anulou o poder dos estados de proibir o casamento gay.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornou um direito constitucional nos Estados Unidos, o que obriga aos 13 estados que ainda proibiam as uniões, entre eles o Kentucky, a permitirem que homossexuais se casem.

Quando o governador do Kentucky, o democrata Steve Beshear, ordenou que os cartórios passassem a conceder licenças de casamento aos homossexuais, Davis decidiu interpor uma ação em uma corte federal, com o argumento de que suas crenças religiosas a eximiam de ter de cumprir essa obrigação.

Davis chegou até o Supremo, que na segunda-feira passada ordenou que, imediatamente, começasse a emitir licenças matrimoniais para qualquer casal, homossexual ou heterossexual.

O juiz federal David Bunning afirmou que Davis será posta em liberdade assim que aceitar cumprir a ordem e tramitar as licenças. "Eu também tenho crenças religiosas, mas fiz um juramento. Davis fez um juramento. E um juramento significa coisas", disse Bunning.

Desde que o casamento gay foi legalizado, esta é a primeira vez que um caso deste tipo chega ao Supremo.

A recusa da funcionária colocou no centro do debate as premissas que amparam as leis de "liberdade religiosa", aprovadas por estados conservadores no último ano e pelas quais trabalhadores podem usar sua fé como argumento para negar um serviço a uma pessoa pelo mero fato de ela ser gay.