ASSINE
search button

Pequim comemora derrota do Japão na 2ª Guerra com grande desfile militar

Compartilhar

O presidente chinês, Xi Jinping, saudou nesta quinta-feira (3/9) a vitória de 1945 contra o Japão, ao dar início às cerimônias do 70º aniversário da capitulação, com desfile militar, que também saúda a retirada dos japoneses do território chinês.

Segundo o presidente chinês, a vitória na guerra contra o Japão tornou novamente a China “um grande país no mundo".  Xi Jinping anunciou também em seu discurso na Praça Tiananmen, uma redução de 300 mil homens no Exército Popular de Libertação (EPL), o maior do planeta, com 2,3 milhões militares.

Xi Jinping discursou do alto da Porta da Paz Celestial, onde Mao Tse-tung proclamou o nascimento da China Popular, em 1º de outubro de 1949. Ele é o chefe da Comissão Militar Central do Partido Comunista chinês (PCC) e sob sua direção a China modernizou suas Forças Armadas.

Segundo oficiais chineses, 84% dos equipamentos do desfile militar desta quinta-feira apareceram em público pela primeira vez, incluindo bombardeiros de grande raio de ação e vários tipos de mísseis, incluindo o balístico DF-21D, conhecido como "matador de porta-aviões", que segundo especulações poderia modificar a relação de forças no Oceano Pacífico.

Quase mil soldados estrangeiros, incluindo um destacamento russo, participaram do desfile, presenciado pelo presidente Vladimir Putin, principal figura entre os líderes estrangeiros.

O presidente americano, Barack Obama, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe recusaram o convite para participar do evento.

A presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, cujo país esteve sob o julgo do Japão, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estavam entre os convidados.

O único representante das grandes diplomacias ocidentais presente no desfile é o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

A China organiza tradicionalmente um grande desfile militar a cada dez anos, mas coincidindo com o aniversário de sua fundação, no dia 1º de outubro de 1949.

O Japão, que invadiu a China em 1937, capitulou oficialmente há 70 anos em uma cerimônia ocorrida na baía de Tóquio, a bordo do encouraçado americano "USS Missouri".