ASSINE
search button

Polícia tcheca marca imigrantes com números

Compartilhar

A polícia da República Tcheca começou a marcar todos os imigrantes clandestinos que desembarcam na cidade de Breclav, na fronteira com a Áustria, com um número escrito de canetinha que identifica o trem e o vagão de chegada.    

As mesmas cifras são colocadas nas passagens dos estrangeiros, que ficam sob poder das forças de segurança. Segundo a imprensa local, a prática não atinge apenas adultos, mas também crianças e bebês.    

Uma foto divulgada pelo jornal "Mladá fronta Dnes" mostra uma menina de cinco anos dormindo no colo da mãe e com o termo "C5" gravado em seu braço. "É um fato gravíssimo. Dezenas de solicitantes de refúgio foram literalmente marcados como se fossem gado, lembrando inevitavelmente o período mais obscuro da história contemporânea", disse o presidente da União das Comunidades Hebraicas Italianas, Renzo Gattegna.    

Já o ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, afirmou que iniciativas como essa disseminam o "germe do racismo e da xenofobia na Europa". Nos últimos dias, milhares de imigrantes têm chegado à República Tcheca a partir da Áustria, onde entram por meio da fronteira com a Hungria.    

Em geral, a rota dessas pessoas, a maioria proveniente do Oriente Médio, começa na Turquia. De lá, eles partem em embarcações superlotadas para a Grécia, alcançam a divisa com a Macedônia e pegam trens para a Sérvia.    

Na nação balcânica, seguem rumo à Hungria, que integra a União Europeia e está mais perto dos países mais ricos do bloco.