ASSINE
search button

Obama obtém apoio no Congresso para aprovar acordo com Irã

Compartilhar

O presidente norte-americano, Barack Obama, alcançou o apoio mínimo de 34 senadores para garantir a aprovação no Congresso do acordo nuclear fechado com as potências do grupo 5+1 com o Irã.

A imprensa local divulgou nesta quarta-feira (2) que o 34º aval veio da senadora democrata Barbara Mikulski, que nesta manhã declarou que o acordo "é o melhor modo de deter as ambições nucleares do Irã".

Dessa forma, a Casa Branca teria conseguido passar pelo boicote proposto pela oposição republicana, pois os 34 votos garantem que Obama vete qualquer resolução do Congresso para anular o acordo.

"Os 34 votos garantem apoio suficiente para que nenhum veto do presidente seja derrubado", disse o secretário de Estado, John Kerry. "Mas isso não é o bastante para nós, pois queremos ir mais longe", concluiu.

O acordo, que demorou 22 meses para ser negociado entre Teerã e as potências Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia, além dos EUA, prevê a limitação das atividades militares iranianas em troca da suspensão das sanções econômicas internacionais.

Segundo Obama, o acordo exige que o Irã remova dois terços das centrífugas instaladas, livre-se de 98% do urânio enriquecido que possui e dê acesso à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para inspeções.