ASSINE
search button

Egito terá eleições entre 17 de outubro e 2 de dezembro

Compartilhar

As eleições no Egito serão realizadas entre 17 de outubro e 2 dezembro, anunciou neste domingo a comissão nacional eleitoral, mais de dois anos depois de o exército ter deposto o presidente Mohamed Mursi.

O então comandante do exército e hoje presidente, Abdel Fata al Sisi, tinha prometido estas eleições no começo de 2014 mas o anúncio da data foi adiado várias vezes.

Os 568 deputados do Parlamento unicameral serão eleitos segundo um sistema muito complexo de eleições mistas (uninominal e por listas) em duas fases, anunciou à imprensa o presidente da comissão, Ayman Abas.

Em 17 de outubro, as urnas serão abertas para os egípcios residentes no exterior e, nos dois dias seguintes será a vez dos eleitores de 14 das 27 províncias. No caso de um segundo turno, os desta fase terão que votar de 26 a 28 de outubro.

A segunda fase será para outros residentes no exterior e para as outras 33 províncias, de 21 a 23 de novembro e, no segundo turno, do dia 30 do mesmo mês até 2 de dezembro.

As últimas eleições legislativas foram realizadas  em 2011 e foram vencidas pela Irmandade Muçulmana de Mohamed Mursi, que foi o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito.