ASSINE
search button

Egito marca para outubro eleições legislativas

Pleito ocorrerá em dois turnos e será encerrado em dezembro

Compartilhar

O Egito marcou para os dias 18 e 19 de outubro as datas para o início das próximas eleições legislativas, de acordo com um anúncio feito neste domingo (30) pela comissão eleitoral. 

Há mais de três anos, o Egito está sem um Parlamento e é palco de uma série de instabilidades políticas. O pleito de outubro ocorrerá em dois turnos e será dividido por área geográfica. O segundo turno acontece entre 27 e 28 de outubro. Ao todo, as eleições terminarão em 1 de dezembro. Os registros para candidaturas poderão ser feitos a partir de terça-feira que vem (1) e durarão 12 dias. 

A votação representa a terceira e última etapa do processo de transição democrática desde a adoção da nova Constituição e da vitória do ex-general Abdel Fattah al Sisi nas presidenciais do ano passado. As próximas eleições legislativas serão a segunda que ocorre no país africano desde a queda do presidente Hosni Mubarak, em 2011. A primeira foi realizada em 2012 e vencida pela Irmandade Muçulmana. No entanto, cinco meses depois, uma sentença da Corte Constitucional declarou ilegal a forma como a Assembleia do Povo foi eleita.