ASSINE
search button

Após ataque a trem, europeus reforçam vigilância

Ministros decidiram em Paris intensificar a segurança

Compartilhar

Ministros de nove países europeus decidiram intensificar a vigilância em trens internacionais que cruzam o continente, como forma de combater novas ameaças terroristas.   

 A decisão foi tomada ontem (29), em uma reunião em Paris convocada após o atentado frustrado cometido pelo marroquino Ayoub El Khazzani, que embarcou fortemente armado em um trem da companhia Thalys que faz a rota entre Amsterdã, Bruxelas e a capital francesa. "Haverá mais troca de informações e controles. Porém, não renunciaremos à Convenção de Schengen, que garante a livre circulação de pessoas, porque é um fato de civilidade e o terrorismo não deve interferir", disse o ministro italiano do Transporte e Infraestrutura, Graziano Delrio.    

No último dia 21 de agosto, o jovem marroquino de 25 anos feriu dois passageiros. Ele pretendia abrir fogo no trem, mas foi contido por militares norte-americanos que viajavam na mesma composição. Logo após o atentado, a Bélgica anunciou que pretendia reorganizar seus sistema de inteligência a partir do dia 1 de setembro para dar mais ênfase no combate ao radicalismo e ao terrorismo