ASSINE
search button

Tailândia prende suspeito de atentado a templo em Bangcoc

Compartilhar

A polícia da Tailândia prendeu um suspeito turco neste sábado (29/8) de ter participado no ataque a um templo hindu em Bangcoc. Segundo as autoridades, o homem identificado como  Adem Karadag , de 28anos, guardava em seu apartamento materiais para a fabricação de explosivos. Uma camisa com vestígios de TNT faz parte dos objetos apreendidos.

O suposto responsável pelo atentado teria agido por razões pessoais e a pista de terrorismo internacional parece "pouco provável", segundo anunciou a polícia tailandesa.

Este anúncio dá força a uma das hipóteses trabalhadas pela polícia, a de um atentado realizado em represália a expulsão em junho por Bangcoc de uma centena de uigures, minoria muçulmana de língua turca fortemente reprimida na China.

Segundo as autoridades tailandesas, ainda não é possível afirmar se o detido é o homem do retrato falado, criado a partir de imagens de câmeras de segurança, suspeito de ter plantado a bomba.

De acordo com o mandado de prisão e o retrato falado divulgado pelas autoridades tailandesas, trata-se de um "estrangeiro não identificado", alto, de pele clara, vestindo uma camisa amarela e óculos de aros pretos.

Esta é a primeira prisão relacionada ao caso, 12 dias após a explosão no santuário hindu, que matou 20 pessoas e deixou mais de 120 feridos, incluindo muitos turistas asiáticos.