ASSINE
search button

Polônia está perto da solução para enigma do trem nazi carregado de ouro

Compartilhar

As autoridades polonesas afirmaram neste sábado (29) estarem quase certas de que encontraram um trem nazi enterrado que, segundo rumores, se perdeu no final da Segunda Guerra Mundial, carregado de armas e joias. As fotografias feitas mediante aparelhos de radar mostram um trem de mais de 100 metros de comprimento, segundo as primeiras informações oficiais, de acordo com vice-ministro de Cultura da Polônia, Piotr Zuchowski. As informações são do jornal espanhol "El País".

O trem estava blindado, o que insinua que pode ter sido utilizado para transporte de cargas especiais, “provavelmente equipamento militar, joias, obras de arte e documentos de arquivo”, explicou o ministro aos jornalistas. Segundo ele, há 99% de certeza da existência do trem, mas a informação será confirmada oficialmente apenas quando o veículo for desenterrado.

Durante décadas, circularam rumores de um trem carregado de armas e que teria sumido num túnel próximo entre Polônia e Alemanha em 1945, quando a região foi sitiada pelas forças do Exército Vermelho Soviético.

Zuchowski disse que a fonte inicial das histórias é um homem que assegurava ter ajudado a esconder o trem. “No leito de morte, essa pessoa comunicou a informação” declarou o vice-ministro, sem dar mais detalhes.

Segundo Zuchowski, há pesquisadores estudando como chegar até o trem. O Ministério da Cultura afirmou, na quinta-feira (27), que podem haver explosivos na área e pediu que estudiosos e entusiastas da Segunda Guerra Mundial se mantenham afastados do local.