ASSINE
search button

Núncio acusado de pedofilia morreu de ataque cardíaco

O polonês Jozef Wesolowski foi encontrado morto aos 66 anos

Compartilhar

A autópsia realizada no corpo do ex-núncio e ex-arcebispo polonês Jozef Wesolowski apontou um ataque cardíaco como principal causa de morte do religioso, que se tornaria nas próximas semanas o primeiro membro da Igreja Católica a responder por um processo de pedofilia. Wesolowski, de 66 anos, foi encontrado morto na madrugada de sexta-feira (28). Fontes ouvidas pela ANSA relatam que o ex-núncio foi achado por volta das 5h da manhã (hora local), em frente a uma televisão ligada. Wesolowski morava no local por ordem do papa Francisco e não tinha autorização para sair da residência, sendo uma espécie de "prisão domiciliar".

O julgamento do ex-arcebispo deveria ter iniciado no dia 11 de julho, mas foi adiado porque, cerca de 24 horas antes, o polonês teve um aumento de pressão e precisou ser internado por alguns dias em Roma.

A mando do Papa, o ex-bispo foi preso em setembro de 2014 pelas autoridades vaticanas e chegou a ir para o presídio do Estado.

Porém, dois meses depois, ele foi transferido para a prisão domiciliar para cuidar de sua saúde.

O ex-núncio era acusado de abusar sexualmente de menores enquanto atuava em Santo Domingo, entre janeiro de 2008 e agostos de 2013, e de arquivar material pornográfico infantil.

Desde que anunciaram o julgamento, os juízes vaticanos afirmavam que havia motivos suficientes para iniciar o processo e que tudo estava sendo baseado em investigações realizadas pela Santa Sé sobre o caso. Ele poderia pegar até sete anos de prisão pelos crimes.

O enterro do ex-núncio ocorrerá na próxima segunda-feira (31), às 17h de Roma (12h de Brasília), na capela do Governatorato Vaticano.