ASSINE
search button

Ministros europeus pedem por mais segurança em trens após ataque na França

Compartilhar

Ministros europeus reunidos neste sábado (29/8) em Paris defenderam a adoção de medidas concretas nos trajetos de trens internacionais para reforçar a segurança após o ataque frustrado de 21 de agosto.

Os ministros do Interior e dos Transportes de nove países europeus interligados por linhas férreas, os responsáveis por esses trajetos e o coordenador europeu da luta antiterrorista pediram por mais patrulhas multinacionais, bem como tíquetes marcados com os nomes dos passageiros.

A reunião ministerial em Paris também pediu por mais revistas a passageiros e suas bagagens nas principais estações de trem e para que a Comissão da União Europeia (UE) torne mais rígidas as leis sobre armas de fogo, disseram em uma declaração conjunta lida pelo ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

O ministro esclareceu que já existem patrulhas multinacionais nas principais estações de trem, mas que os ministros concordaram em aumentar sua "eficiência e torna-los mais úteis".

Os ministros da Bélgica, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Suíça se encontraram após um ataque frustrado em um trem que seguia de Amsterdã para Paris, no dia 21 de agosto.