ASSINE
search button

Cuba induzirá chuvas artificiais para combater a seca

Compartilhar

Especialistas do Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH) de Havana, em Cuba, anunciaram o início, a partir do dia 15 de setembro, de uma nova campanha para promover o aumento artificial de chuva em áreas afetadas pela seca prolongada. A informação é do site caribenho "CubaDebate".

O objetivo é aumentar a precipitação de nuvens formadas sobre a área da Bacia do Rio Cauto, ao leste da ilha, a fim de aumentar seu fluxo associado a barragens e de fluxo de água, explicou o engenheiro Yosmary Gil, diretora de Infraestrutura de Água do órgão.

De acordo com a especialista, o projeto terá a duração de dois meses e sua eficácia dependerá da existência de condições nas nuvens para "bombardear" com Pyrocartridges iodeto de prata, um reagente químico que facilita esse processo.

O "Semeadura de Nuvens", como também é conhecida a técnica aplicada em outras ocasiões em Cuba para causar aumento da precipitação, será realizado via aérea porque há também a terra, detalhou Argelio Fernández, dos Serviços Hidrológicos e Disponibilidade de Água do INRH.

O pesquisador explicou que o período de janeiro até agora é o mais seco desde 1901 em termos de ocorrência de precipitação, com pouco mais de 613 milímetros de chuva acumulada em todo o país, um número ainda inferior ao registrado no mesmo período de 2004, quando o país sofreu situação semelhante.

Em agosto, Santiago de Cuba, Guantánamo, Artemisa e Havana foram as províncias mais afetadas pela falta de chuva, disse ele.

Ele acrescentou que não é menos grave a situação dos 242 reservatórios administrados pelo INRH, que só acumulam, em média, 36% da sua capacidade total de enchimento, e 25 deles estão secos ou no nível chamado "neutro".

Para aumentar a capacidade de lidar com a seca, um fenômeno com possibilidade de prorrogar até o próximo abril, de acordo com as previsões, foram tomadas medidas em conjunto com o Estado-Maior Nacional da Defesa Civil.