ASSINE
search button

Flórida declara emergência por tempestade 'Erika'

Compartilhar

O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência nesta sexta-feira (28) pela chegada da tempestade tropical Erika, que já provocou quatro mortes e sérios danos em ilhas do Caribe, como em Dominica.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também foi alertado sobre a possibilidade do fenômeno natural causar transtornos no país, que hoje recorda os 10 anos do furacão Katrina, que atingiu Nova Orleans, deixando 1,8 mil mortos e um milhão de pessoas desabrigadas.

De acordo com especialistas do Centro Nacional de Furacões, em Miami, a tempestade deve atingir o estado na segunda-feira (31) e pode virar um furacão. "A tendência aponta uma gradual diminuição.

"Ontem, falávamos de um furacão, hoje, de uma tempestade tropical. Mas ainda é incerta a trajetória de Erika. É muito cedo para estimar o nível de precipitação que atingirá a Flórida", comentou.

Nesta sexta-feira, a tempestade tropical passou por Porto Rico e Ilhas Virgens com chuva pesada e fortes ventos. As previsões indicam que o fenômeno tem potencial para se tornar o primeiro furacão a atingir a Flórida desde Wilma, em 2005. Erika é a quinta tempestade da temporada de furacões do Oceano Atlântico.