ASSINE
search button

Em nova tragédia no mar, mais de 200 pessoas morrem na Líbia

Dois barcos com imigrantes afundaram na costa de Zuwara

Compartilhar

Em um novo triste capítulo da imigração ilegal, mais de 200 pessoas morreram na costa de Zuwara, na Líbia, após um naufrágio nesta quinta-feira (27). Segundo a Guarda Costeira do país, 40 corpos estavam presos no porão do barco e foram encontrados quando a embarcação chegou à areia e os outros cadáveres estavam no mar, a cerca de um quilômetro da praia.    

As pessoas seriam provenientes da África subsaariana, Paquistão, Síria, Marrocos e Bangladesh e tentavam alcançar a Itália através do Canal da Sicília, a "rota mais mortal do mundo" de acordo com as autoridades.    

A Líbia enfrenta uma grave crise interna desde a queda do ditador Muammar Kadafi, em 2011, e está dividida em vários "pedaços" de poder. A configuração atual do país faz com que a infiltração de grupos terroristas, como o Estado Islâmico, e de grupos de traficantes de pessoas fique facilitada. A própria Zuwara é um dos principais pontos de partida de barcos com imigrantes ilegais para a Itália.   

- Mais quatro mortos na Calábria: Nesta sexta-feira (28), mais de 900 imigrantes chegaram ao porto de Reggio Calábria após ações da Guarda Costeira italiana no Canal da Sicília. A bordo da embarcação, também estavam os corpos de três mulheres e de um homem encontrados mortos. As vítimas femininas morreram por inalação de combustível, já o homem foi encontrado afogado.   

 Segundo dados da instituição, entre as pessoas, há sete menores de idade e 23 mulheres - sendo que uma está grávida, e eles provêm de vários países. A entidade ainda informou que somente ontem foram salvas 1.430 pessoas e que a maior parte desses refugiados vem da Costa do Marfim, Mali, Camarões, Nigéria, Sudão, Eritreia, Etiópia, Bangladesh e Paquistão.    Além dessas chegadas, o porto de Palermo recebeu outros 571 imigrantes na noite desta quinta, além de outros 52 corpos encontrados próximos à embarcação. Os sobreviventes contaram que as vítimas morreram porque apanharam até a morte para ficarem dentro do porão. - Mais de 300 mil tentaram atravessar o Mediterrâneo: Uma das principais portas de entrada para a Europa, o Mar Mediterrâneo registrou a passagem de mais de 300 mil refugiados e imigrantes desde o início deste ano, informou a Organização das Nações Unidas (ONU).    

Segundo a Agência para Refugiados (Acnur), cerca de 2,5 mil pessoas já morreram tentando chegar ao continente. "Trata-se de um forte aumento a respeito do ano passado, quando cerca de 219 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo durante todo o ano de 2014", afirmou a porta-voz da Acnur, Melissa Fleming.    Das 300 mil pessoas que atravessaram a região, 200 mil foram para a Grécia e outras 100 mil foram para a Itália.