ASSINE
search button

Primeiro bispo católico, em três nãos, é ordenado na China

Compartilhar

A primeira ordenação de um bispo católico chinês em três anos aconteceu nesta terça-feira (4/8), com o consentimento das autoridades comunistas e do Vaticano, em uma cerimônia sob estreita vigilância policial. A China tem 12 milhões de católicos.

Um cordão policial fechou todos os acessos à igreja do Sagrado Coração de Jesus, na província de Henan (centro da China), onde o padre Joseph Zhang Yilin foi ordenado como bispo oficial de Anyang.

A última ordenação, em 2012 em Xangai, terminou com o novo bispo detido. Designado por Roma, o monsenhor Thaddeus Ma Daqin foi publicamente rejeitado pela Associação Católica Patriótica da China - órgão controlado pelo Partido Comunista, que supervisiona o clero chinês -, e desde então está em prisão domiciliar.

Segundo a agência de notícias católica UCA News, Joseph Zhang Yilin era um dos potenciais bispos aprovados pela Santa Sé, antes de ser eleito pela Associação Católica em abril.

Pequim não reconhece a autoridade do Vaticano sobre a Igreja chinesa e criou sua própria organização para controlar o clero católico do país e os locais de culto aprovados pelo Partido Comunista.