ASSINE
search button

Obama autoriza ataques aéreos contra Estado Islâmico na Síria

Até agora, EUA realizavam ataques apenas no Iraque

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou nesta segunda-feira (03) as forças norte-americanas a realizar ataques aéreos na Síria. A medida tem como objetivo defender os grupos do país que foram treinados e equipados pelo Pentágono para derrotar o Estado Islâmico (EI, ex-Isis). A estratégia poderá atingir as forças leais ao governo de Bashar al-Assad, não apoiado por Obama, mas que também lutam contra os terroristas. Segundo o "The Wall Street Journal", a decisão foi tomada após um mês de debates e abre uma nova "crise" com o governo sírio.

    Alistaur Baskey, porta-voz do Conselho para a Segurança Nacional da Casa Branca, não quis comentar as novas medidas de combate, mas destacou que a administração federal deixou claro que dará "os passos necessários para fazer com que estas forças conduzam com sucesso a sua missão".

    Até o momento, os ataques da coalizão eram realizados apenas no Iraque, com o consentimento do governo local, atingindo diversos locais de fronteira. Há duas semanas, o governo da Turquia também autorizou que a Força Aérea dos EUA usasse suas bases militares para atacar os extremistas islâmicos.

    - EI ameaça governo na Líbia O EI divulgou hoje um vídeo no qual ameaça "decapitar" o general Khalifa Haftar e os membros do Parlamento de Tobruk - que é reconhecido pela comunidade internacional. O jihadista, identificado como Abu Yahya al-Tunsi, afirma que a gravação "é uma advertência a Haftar e a seus companheiros, os ateus que se reúnem no Parlamento, que nós não seremos tolerantes e teremos prazer em degolá-los". Ele ainda ressaltou que a "Sharia [lei islâmica] não se aplica com flores, mas com o derramamento de sangue". A Líbia vive uma guerra civil e uma divisão política profunda, tendo dois Parlamentos - o outro fica em Trípoli. Além dos diversos grupos terroristas que atuam no território e que tentam criar um califado no país, o EI tem conseguido avançar na região nos últimos meses. Os próprios políticos trocam acusações de atentados provocados entre eles. (ANSA)