ASSINE
search button

Obama anunciará amanhã medidas contra mudanças climáticas

Casa Branca prometeu que plano será o mais ambicioso da história

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará amanhã (3) um plano inédito para a redução de emissões de gás carbono em usinas termoelétricas até 2030, de acordo com a imprensa local e com um vídeo divulgado na página oficial da Casa Branca no Facebook.    

"Não podemos condenar nossos filhos e netos a um planeta que não pode ser ajustado", afirma Obama no vídeo que dura cerca de dois minutos. "Obama divulgará a versão final do 'Plano Americano de Energia Limpa, o maior e mais importante passo já tomado no combate à mudança climática", anunciou a Casa Branca. Jornais norte-americanos afirmam que o plano contém a meta de reduzir em 32% as emissões de carbono nas usinas em relação aos níveis de 2005. 

Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, ocorrerá na França a 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21). O Protocolo de Paris vai substituir o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005. Mas, ao contrário do acordo anterior, que tinha metas específicas para um grupo de menos de 40 países desenvolvidos, o documento de Paris será um acordo global que envolverá mais de 190 países que fazem parte da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU)