ASSINE
search button

'Clarín': Governista Scioli segue liderando pesquisas, mas Macri se aproxima

Candidato de Cristina não consegue aumentar vantagem nas primárias para eleições gerais de outubro

Compartilhar

Daniel Scioli em primeiro e Mauricio Macri em segundo. A uma semana exata da abertura das urnas e da contagem voto a voto, essa é a primeira certeza. Mas há outras: o governador da província de Buenos Aires não consegue estender sua vantagem a dez pontos em relação ao chefe do governo, como quer o oficialismo para chegar com oxigênio nas eleições gerais de outubro. Macri, candidato do PRO, com a soma dos pontos de Ernesto Sanz e Elisa Carrió – seus parceiros do Cambiemos - , com os quais dirime na interna, a diferença de Scioli, que é o candidato único do FPV – encurta caminho e fica a uma distância de entre 3,8 e 5,8 pontos, o que ratificaria a polarização que vem sendo comentada. Ou seja, não há nada definido, segundo três pesquisas nacionais às quais o jornal Clarín teve acesso. 

A verdade sobre as Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO) começará a ser conhecida no domingo depois das 22h, segundo fontes oficiais. Entre essas verdades, será conhecido qual foi o papel de Sergio Massa – que enfrenta na interna a José Manuel de la Sota –, que há um ano estava primeiro nas pesquisas e hoje aparece em terceiro, muito longe de Scioli. Outra das incógnitas é Margarita Stolbizer, no quarto lugar, mas que aspira a crescer em setores que não acham tão diferentes de Scioli, Macri e Massa.

De acordo com a maioria dos institutos de pesquisa – que, vale lembrar, acabam de falhar no resultado do pleito portenho e nas eleições gerais de Córdoba – é preciso levar em consideração que muita gente diz que ainda “não sabe em quem vai votar” e a balança poderia se inclinar a favor de Scioli ou Macri, talvez de maneira imprevisível.