ASSINE
search button

Premier da Malásia acredita que destroço seja de Boeing 777

Restos de mala foram encontrados a poucos metros de asa

Compartilhar

 As autoridades da Malásia afirmaram que a peça de asa encontrada ontem (29) na Ilha Reunião é "muito provavelmente" de um Boeing 777, o mesmo modelo do avião da Malaysia Airlines que desapareceu no dia 8 de março de 2014. Quem confirmou a informação foi o próprio primeiro-ministro do país, Najib Razak, nesta quinta-feira (30).

    Já o vice-ministro malaio dos Transportes, Abdul Aziz Kaprawi, explicou que seu país enviou especialistas tanto da empresa aérea como do Departamento de Aviação Civil para avaliar o destroço. Eles trabalharão em parceria com os representantes da fabricante da aeronave e "esperam ter resultados em dois dias".

    Porém, apesar das indicações de que um dos maiores mistérios da aviação civil estar prestes a ser desvendado, a companhia aérea pediu calma e disse "ser muito cedo" para dizer que a peça é do voo MH370, que ia de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo.

    As autoridades australianas e francesas seguem a mesma linha e dizem que "nenhuma hipótese pode ser excluída", mas que é prematuro afirmar com certeza sobre a procedência. Um número encontrado na peça pode ajudar a identificar quando ela passou por manutenção e assim dar mais um passo para montar o quebra-cabeça.

    Mesmo que o destroço tenha sido encontrado fora da gigante área de buscas - de mais de 120 mil quilômetros - especialistas afirmam que ela pode ter "navegado" até Reunião pela presença das correntes marítimas.

    Segundo o comissário do Escritório para Segurança dos Transportes da Austrália, Marin Dolan, "se ficar comprovado que o destroço é parte do avião desaparecido, não haveria contradição com a nossa área de busca. É possível que ele tenha ido até aquela ilha e isso é improvável que mude nossos planos".

    A emissora francesa "BFM-TV" informou ainda que o pedaço encontrado em um de seus departamentos ultra-marinos será enviado para o país. As análises poderão ser realizadas em Pontoise ou Toulouse. - Parte de mala: Talvez mais um indício de que a peça encontrada seja do MH370 tenha aparecido na mesma ilha francesa no Oceano Índico. Restos de uma mala marrom foram encontrados por pescadores em Reunião, no mesmo ponto da praia de Saint-André onde apareceu o pedaço de asa. "O pedaço de mala estava ali ontem já, mas ninguém prestou muito atenção", disse Johnny Bègue, membro de uma associação da polícia litorânea, e o mesmo que avisou sobre o destroço da aeronave.

    A mala foi requerida pelas autoridades da Brigada Ultra-Marina de Transportes Aéreos e a prefeitura local afirmou que a origem da peça ainda "não é clara e não está descartada nenhuma hipótese". O jornalista Antoine Forestier publicou em seu perfil pessoal no Twitter uma foto dos restos da mala encontrados por pescadores e que foi enviada para as autoridades. (ANSA)