ASSINE
search button

Líder do Talibã estaria morto, diz fonte

Notícia ainda não foi confirmada por movimento islâmico

Compartilhar

Uma fonte ligada ao governo afegão anunciou nesta quarta-feira (29) que o líder do grupo islâmico Talibã, Mullah Omar, foi morto. A organização ainda não comentou a notícia nem confirmou as informações.    

Nos últimos meses, vários boatos especularam sobre a morte do líder do movimento, apesar de sites ligados ao Talibã continuarem publicando vídeos e mensagens de Omar. No início de abril, os talibãs divulgaram uma longa biografia do líder, por ocasião de seu 19º aniversário à frente do movimento. 

De acordo com a imprensa internacional, a notícia do falecimento de Omar teria sido confirmada durante uma reunião da cúpula militar afegã. Não foram informadas, porém, as circunstâncias da morte e nem quando teria ocorrido - especula-se que ele tenha morrido há dois ou três anos --. De acordo com o Talibã, Omar nasceu em 1960, em um vilarejo de Chah-i-Himmat. Ele guiou o Talibã na vitória contra milícias afegãs e na expulsão de tropas soviéticas após a guerra civil local. Omar foi presidente do Afeganistão entre 1996 e 2000, período em que acolheu militantes da Al-Qaeda, de Osama bin Laden. Sua aliança com o grupo de bin Laden provocou a intervenção norte-americana no país após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando Omar fugiu para o Paquistão e nunca mais foi visto.    

Na próxima sexta-feira (31), deve ocorrer a segunda rodada de negociações entre expoentes do governo afegão e uma delegação talibã sobre a abertura de um diálogo de paz e reconciliação.