ASSINE
search button

Lorde britânico renuncia após vídeo com prostitutas

John Sewell poderia ser primeiro inglês expulso da Câmara

Compartilhar

O britânico John Sewell, 69 anos, anunciou sua renúncia à Câmara dos Lordes - a mais alta do Parlamento - nesta terça-feira (28) após aparecer em um vídeo com duas prostitutas e cheirando cocaína. Além disso, o político pediu desculpas pelos fatos ocorridos.

    "A questão do meu comportamento ter quebrado o código de conduta é importante, porém técnica. O maior questionamento é se o meu comportamento é compatível com um membro da Câmara dos Lordes.

    Se eu continuasse como membro iria danificar e abalar a confiança pública na instituição", escreveu em carta o parlamentar.

    Pedindo "desculpas pela dor e embaraço que eu causei", Sewell destaca que será "mais útil" ao se afastar do cargo. A renúncia do político, na realidade, só ocorreu após uma intensa pressão da opinião pública e de correligionários.

    Até ontem (27), ele apenas havia anunciado sua renúncia ao cargo de vice-presidente do Parlamento e aceitado ficar com as atividades políticas limitadas enquanto era investigado por uma nova legislação interna - que leva em consideração a "boa conduta" de seus membros. Caso não renunciasse, ele teria grandes chances de ser o primeiro lorde expulso da história da Grã-Bretanha.

    Nesta segunda-feira, os policiais também foram investigar a residência de Sewell, onde o vídeo foi gravado de maneira escondida. Apesar de deixar seu posto, ele não perderá o título recebido em 1996 pelas mãos do então primeiro-ministro Tony Blair. (ANSA)