Mafioso foge de prisão de segurança máxima no México

El Chapo é considerado pelos EUA o mais perigoso depois de Osama bin Laden

O ex-chefão do Cartel de Sinaloa, Joaquin Guzman - mais conhecido como "El Chapo" - fugiu pela segunda vez de um presídio de segurança máxima no México, informou a Comissão de Segurança do país neste domingo (12).

Segundo as autoridades, uma mega operação de buscas na cidade de Almoloya de Juárez, que fica a 90 quilômetros da Cidade do México, já está em andamento. Os voos no aeroporto de Toluca, próximo ao presídio, foram suspensos.    

O responsável pela segurança do país, Alejandro Rubido, afirmou que o mafioso foi visto pela última vez às "20h52 quando ia ao banheiro".    

"Foi encontrado um túnel de 50x50 centímetros e com um metro e meio de profundidade, com ventilação e luz, que levava a uma base de prédio com 10 metros de profundidade. Assim, ele alcançou outro túnel com 1500 metros", informou ainda Rubido.    

A primeira fuga do chefão ocorreu em 2001, da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.    

"EL Chapo" estava preso desde fevereiro de 2014 e a ação era comemorada tanto pelo governo local como para os Estados Unidos, que o consideravam o bandido mais perigoso depois de Osama bin Laden.