ASSINE
search button

Papa pede misericórdia para lidar com desafios das famílias

Francisco rezou missa para 1 milhão de pessoas em Guayaquil

Compartilhar

Em uma missa para cerca de 1 milhão de pessoas no Parque Samanes, na cidade equatoriana de Guayaquil, o papa Francisco pediu "misericórdia" para lidar com os "desafios" que a família deve enfrentar nos dias de hoje.

    Pregando para uma multidão de fiéis, o Pontífice mencionou diversas vezes o Sínodo dos Bispos, assembleia marcada para os dias 4 a 25 de outubro e que discutirá temas ligados à instituição familiar, como eventuais aberturas da Igreja a gays e divorciados.

    "A família, além de dar a vida, transmite a ternura e a misericórdia divinas", disse Jorge Bergoglio, que falou em "amadurecer um verdadeiro discernimento espiritual e encontrar soluções concretas às muitas dificuldades e importantes desafios que a família deve enfrentar no nosso tempo".

    Desde o último domingo (5), pessoas já começavam a chegar ao gigantesco parque de Guayaquil, montando tendas para passar a noite. Os fiéis tomaram grande parte dos espaços do local, que é subdividido em 32 setores e tem uma capacidade de 1,2 milhão de indivíduos.

    Muitos grupos de jovens esperaram o Papa cantando, enquanto outros gritavam "Viva Francisco!". Também não faltaram bandeiras do Equador e da Argentina e imagens do Pontífice, reproduzindo um clima de estádio de futebol. "Na família, os milagres se fazem com aquilo que existe, com aquilo que somos, com aquilo que uma pessoa tem à disposição.

    Muitas vezes não é o ideal, não é aquilo que sonhamos ou nem mesmo aquilo que deveria ser", afirmou Bergoglio. Ele ainda acrescentou que os serviços prestados às famílias não são "esmolas", mas sim uma "autêntica dívida social" em relação a uma instituição "que tanto faz para o bem comum".

    Francisco retorna ainda nesta segunda-feira (6) para Quito, onde se reunirá com o presidente do Equador, Rafael Correa, que tem sido alvo de protestos no país. A sua viagem pela América Latina, que termina em 13 de julho, também inclui passagens por Bolívia e Paraguai.