ASSINE
search button

Líder estudantil de Hong Kong é indiciado pela polícia

Joshua Wong teria impedido o trabalho dos agentes

Compartilhar

Joshua Wong, um dos principais líderes dos protestos estudantis de Hong Kong, foi indiciado pela polícia de seu país "por ter impedido o trabalho dos agentes" durante as manifestações em frente ao Parlamento, informou o próprio estudante à imprensa local nesta segunda-feira (06). Além dele, outros três líderes estudantis também responderão a processo pelo mesmo "crime". "Não sei de que maneira eu impedi o trabalho deles. Estávamos em trinta [pessoas] e ninguém tentou pará-los", escreveu por Whatsapp o jovem de 18 anos. No dia da votação sobre as mudanças eleitorais pelos parlamentares, Wong queimou a proposta de lei em frente ao local.

    A medida enviada por Pequim, que permitia eleições universais, mas não a candidatura livre para as eleições de chefe do Executivo de Hong Kong, foi a primeira da história a ser rejeitada pelo Parlamento - com 28 votos contrários e oito a favor.

    As manifestações pró-democracia duraram semanas e pediam por eleições livres. Elas começaram em setembro do ano passado, após o governo local mudar as regras eleitorais e não cumprir com as propostas que davam maior poder à população. Os movimentos estudantis querem ter o direito de escolher e votar em candidatos que não foram "pré-selecionados" pelo governo chinês.