ASSINE
search button

Grupo cria série para contar vida de imigrantes em Roma

'Welcome to Italy' quer mostrar integração em novo país

Compartilhar

Um grupo de jovens artistas provenientes de várias partes do mundo, e que hoje moram na Itália, criou uma websérie para contar a adaptação dos imigrantes à nova realidade. Segundo os criadores, "Welcome to Italy" "tem o objetivo acompanhar os indivíduos em sua transformação de imigrantes isolados para cidadãos integrados". Dirigido por Terry Paternoster e escrito por diversos jovens, a trama é interpretada por sete atores que contam sua história pessoal de discriminação e de integração. O site do grupo "InfoFilieraRoma.it" é uma proposta traduzida para nove idiomas - árabe, bengali, chinês, senegalês, filipino, italiano, espanhol, tigrínia e ucraniano - e recebeu o apoio financeiro do Ministério do Interior da Itália e do Fundo Europeu para a Integração dos Cidadãos de Países Terceiros.

    "Somos cidadãos provenientes de diversos continentes do mundo que vivem e trabalham em Roma. Nos reunimos em volta de um projeto com o objetivo específico de criar informação e formas de comunicação e diálogo entre as comunidades estrangeiras e a realidade italiana. Pela primeira vez, nós somos protagonistas diretos desta experiência", destacam os responsáveis pela organização.

    Para o diretor da série, a ideia é "não falar de imigração, mas sim de integração". De acordo com Paternoster, "hoje, são 400 mil filhos de pais estrangeiros [que estão na Itália], não se pode fingir que isso não existe. Daqui uma dezena de anos, serão cerca de um milhão.

    Essa é a segunda geração de imigrantes, também eles novos italianos, um povo que não esquece suas próprias raízes, mas deseja crescer aqui, com os mesmos direitos e deveres de todos".

    A série conta a história de uma rádio criada pelos imigrantes e que corre risco de ser fechada, por uma série de razões.

    Defendendo-a com unhas e dentes, eles mostram as dificuldades de se integrar em uma nova sociedade. Durante os episódios, que já tiveram mais de 400 mil visualizações, eles vão contando suas histórias, mostrando suas raízes e a vontade de escrever novos roteiros para suas vidas.

    Além de atuar, os membros do grupo também são voluntários em organizações da cidade que recebem a atual onda de imigrantes que chega à Itália diariamente. Eles ajudam, ao todo, oito centros de comunidades estrangeiras, e auxiliam as pessoas nessa nova etapa da vida. Segundo a Organização das Nações Unidas, só no primeiro semestre de 2015, mais de 137 mil estrangeiros chegaram à Europa através do Mar Mediterrâneo para fugir de guerras e conflitos. As duas maiores portas de entrada para essa população são a Itália e a Grécia. (ANSA)