ASSINE
search button

Corte reverte suspensão de Le Pen da Frente Nacional

Compartilhar

A Justiça francesa anulou nesta quinta-feira (2) a suspensão dada pelo partido de extrema-direita Frente Nacional ao seu fundador e líder histórico, Jean-Marie Le Pen, após uma série de desavenças com sua filha, Marine Le Pen, atual mandatária da legenda.

A sanção havia sido imposta no último dia 4 de maio, quando ele também fora proibido de representar a sigla, apesar de ser seu presidente de honra. Durante os últimos meses, chegou-se a especular sobre uma possível expulsão de Jean-Marie da Frente Nacional, no que seria o ponto mais alto do seu longo histórico de desentendimentos com a filha.

Desde que assumiu a legenda, Marine vem tentando melhorar a sua imagem, se afastando de algumas posições xenófobas do pai, embora mantenha um discurso radicalmente contrário à imigração. A última crise entre os dois começou após Jean-Marie reafirmar que as câmaras de gás utilizadas pelos nazistas foram apenas um "detalhe da Segunda Guerra Mundial".

Em seguida, Marine disse estar em profundo desacordo com seu genitor, que a chamou de "traidora". Pouco depois da decisão da Justiça francesa sobre a suspensão, a chefe da Frente Nacional declarou que Jean-Marie obteve uma "vitória de Pirro", ou seja, em troca de um esforço excessivamente penoso.

"Não muda nada", ressaltou ela, que lembrou ainda que, nos próximos dias, os militantes do partido votarão o seu novo estatuto, um documento que, entre outras coisas, prevê o fim do cargo de presidente honorário, criado sob medida para Jean-Marie.