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'The Guardian': Por que montei um 'crowdfund' para salvar a Grécia

Jovem inglês arrecadou € 1 milhão e diz que € 3 por europeu bastam para salvar país em crise  

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O jornal britânico The Guardian publicou um texto do jovem Thom Feeney, de 29 anos, de Yorkshire, cidade do norte de Inglaterra, que teve uma idéia inusitada. Thom, que atualmente mora em Londres, onde trabalha numa sapataria, criou uma forma diferente de mobilizar as pessoas para ajudarem a Grécia: 

"Sabe quando você tem uma pequena ideia, ri de si mesmo e depois segue seu dia? Eu faço muito isso, só que no domingo à noite, eu não deixei passar e decidi testar para valer.

Então, sentei à mesa depois do jantar, eu comecei uma campanha de crowdfunding para tentar salvar a economia grega. Um pouco de matemática básica me disse que eu precisava que apenas toda a população da Europa doasse € 3,19 para alcançar a quantia do fundo de recuperação. Eu incluí alguns benefícios simpáticos para doar, incluindo uma salada grega e férias em Atenas para duas pessoas, e montei uma página no IndieGoGo e uma conta no Twitter.

No início ninguém ficou muito interessado, mas depois de umas duas matérias na internet, a ideia pareceu explodir da noite para o dia. Eu acordei e vi 1.200 emails e a coisa ficou ainda mais louca a partir de então.

Eu montei a campanha de crowdfunding para apoiar a recuperação da Grécia porque eu estava cansado da hesitação de nossos políticos. Todas as vezes em que uma solução para socorrer a Grécia é postergada, é uma chance para os políticos posarem e mostrarem seu poder, mas nessa vez o efeito real é sobre as pessoas da Grécia.

Eu me perguntei, será que as pessoas na Europa poderiam fazer uma tentativa de consertar isso? Menos conversa, mais ação direta. Se queremos resolver, vamos fazer! Na terça-feira, entre o momento em que saí para ir ao trabalho e voltei para casa, a página do crowdfunding atingiu mais do que € 200.000 em cerca de seis horas, o que foi incrível. Porém, não se trata apenas de arrecadar dinheiro. Ao oferecer os benefícios, estaríamos estimulando a economia grega através do comércio – comprando produtos gregos e empregando gregos para proverem e enviarem os benefícios.

A maneira de ajudar uma economia em crise é através do investimento e o estímulo – não austeridade e cortes. Esse crowdfunding é uma reação ao bullying do povo grego feito por políticos europeus, mas poderia facilmente ser sobre políticos britânicos fazendo bullying contra as pessoas do norte da Inglaterra, a Escócia ou o País de Gales. Eu quero que o povo da Europa perceba que há outra opção para a austeridade, apesar do que David Cameron e Angela Merkel dizem.

A reação tem sido tremenda, eu recebi milhares de mensagens com boa vontade, e enquanto escrevo, quase € 630.000 foram prometidos por mais de 38.000 doadores. Muitos gregos estão me enviando mensagens para dizer o quão eufóricos estão de ouvir que pessoas reais em toda a Europa se preocupam com eles. Deve ser difícil pensar que o resto do continente está contra você.

A beleza da internet e das mídias sociais é que uma campanha como essa pode se tornar possível através do boca-a-boca e as pessoas em todo o mundo podem se envolver rapidamente. A chance de usar um site de crowdfunding visando o bem social é realmente empolgante e eu espero que outros sigam meu exemplo no futuro e iniciem ou se envolvam em projetos como esse. É claro que eu preferiria que tivéssemos governos que escutassem e se conectassem com o público, mas eu imagino que fazer as pessoas se envolverem em um nível mais básico possa ser a melhor opção a seguir.

Enquanto eu achava que a campanha era quase impossível quando comecei, desde então eu baixei apenas para “improvável”. Espero sinceramente que nas próximas semanas eu e centenas de gregos estarão empenhados em embalar garrafas de ouzo e enviar cartões postais de Alexis Tsipras para as pessoas que fizeram doações. A infraestrutura necessária só para fazer isso não seria pouca coisa. Mas imagine a festa!

Finalmente, estou muito orgulhoso das pessoas – não só do Reino Unido, Grécia ou Europa mas do mundo todo – que se envolveram nessa campanha. É realmente pelas pessoas, para as pessoas.

>> Veja aqui a página criada por Thom Feeney