ASSINE
search button

Pagamentos em dinheiro acima de mil euros serão proibidos na França

Objetivo é combater corrupção, lavagem e até financiamento do terrorismo, diz jornal La Tribune

Compartilhar

Os pagamentos em espécie acima de 1000 euros serão proibidos a partir do dia 1º de setembro, como parte da luta contra o financiamento do terrorismo, segundo um decreto publicado sábado no Jornal oficial (JO). Até agora, os consumidores podiam pagar suas compras em espécie ou por meio de moeda eletrônica até 3.000 euros quando o devedor era residente na França. É o que diz uma matéria do jornal francês La Tribune publicada nesta segunda-feira (29/06).

"O objetivo dessa medida é o de limitar a parte das transações anônimas na economia que podem corresponder a ações de fraude, de lavagem, ou até mesmo de financiamento do terrorismo", especificou Bercy em um comunicado.

O texto do código monetário e financeiro diz "não pode ser efetuado em espécie ou por meio de moeda eletrônica o pagamento de uma dívida superior a um montante fixado por decreto, levando em conta o lugar do domicílio fiscal do devedor e da finalidade profissional ou não da operação".

A primeira intenção é fazer diminuir o dinheiro em espécie e o anonimato na economia francesa", garantiu o ministro das Finanças Michel Sapin citado no comunicado de Bercy. "Nós precisamos poder rastrear as operações suspeitas. É preciso apertar as malhas da rede", acrescentou. 

Essa medida, que havia sido anunciada em meados de março, inclui os consumidores, os comerciantes e as empresas.