ASSINE
search button

El Páis e Le Monde destacam crise na Grécia

Compartilhar

Os jornais El Páis e Le Monde destacam nesta terça-feira a crise na Grécia. Termina nesta terça-feira (30) o prazo para a Grécia pagar uma parcela de 1,6 bilhão de euros de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o prazo para o país receber ajuda financeira da zona do euro.

A manchete no jornal espanhol El Páis é “Grécia converte o referendo em um plebiscito sobre o euro”

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que "nenhum grego daria uma recusa à Europa." Berlim, Paris e Roma concordam: a chanceler Angela Merkel eo presidente francês, François Hollande, apoiaram o discurso de Juncker . "Euro ou dracma: eis a questão", resumiu o italiano Matteo Renzi.

Em outra chamada no El Páis “Juncker apela para gregos a votar a favor da proposta em Bruxelas”

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs esta manhã uma interpretação do referendo a ser realizado pela Grécia. "A não no referendo, seja qual for a pergunta, significaria que a Grécia diz não à Europa. A pergunta do referendo grego é complexa e o “não” é a primeira opção na cédula de votação.

Ainda sobre a crise grega no jornal da Espanha: “Milhares de gregos em Atenas foram às ruas defender o "não" no referendo”

Sobre o atentado na Tunísia o El Páis publicou: “Londres teme que os mortos britânicos na Tunísia podem chegar a 30”

Em artigo, El Páis compara a Grécia à Argentina

“Uma Argentina dentro da Europa”

“A Europa está exposta ao abismo novamente. Alguns querem identificar o referendo de última hora como uma traição da democracia. Sem o euro, a Grécia pode se tornar a Argentina da Europa. E que a Argentina é um país lindo e maravilhoso, mas parece que deve passar pelo que aconteceu lá por quase 15 anos. Primeiro o referendo, e, em seguida, uma queda para o populismo”.

Sobre o atentado na Tunísia o El Páis publicou: “Londres teme que os mortos britânicos na Tunísia podem chegar a 30”

Entre os mortos britânicos, cujas identidades não foram divulgadas oficialmente, há três gerações de uma mesma família, graduados da faculdade e um homem que morreu tentando defender sua esposa de balas, de acordo com a BBC. Além das vítimas britânicas são três irlandeses, um alemão e um belga. Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas.

O jornal francês Le Mondefez uma análise da crise grega:

“Na Grécia, 8 planos de austeridade desde 2009, quatro governos, dois projetos de auxílio”

A crise em crise. O anúncio, em 27 de junho pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de recorrer a referendo em 5 de julho para aceitar ou rejeitar as propostas dos credores, causou a ruptura das negociações com o Eurogrupo.

"Atentado em Isère: abertura de um inquérito judicial"

O promotor de Paris ordenou, nesta terça-feira (30) a abertura de um inquérito judicial sobre o assassinato de um empresário e um ataque a uma indústria de gás nesta sexta-feira (26/6)em Saint-Quentin-Fallavier (Isère ), especialmente para o assassinato, que pode ter conexão com terrorista, informou o promotor de Paris Francois Molins, em um ponto sobre a investigação.