ASSINE
search button

Avião militar cai na Indonésia e mata dezenas

Número de mortos pode superar uma centena, segundo Exército

Compartilhar

Um avião militar C-130B Hercules caiu nesta terça-feira (30) sobre uma área residencial de Medan, na ilha de Sumatra, e matou, ao menos, 49 pessoas. Porém, o número de vítimas deve superar os 100 já que, segundo o Exército local, havia 113 pessoas a bordo da aeronave - sendo 12 tripulantes. De acordo com a imprensa indonésia, o avião tinha mais de 50 anos de uso e o piloto havia pedido à torre de controle para "retornar à base" por problemas técnicos. O C-130B decolou às 12h08 (hora local) da base militar de Medan e tinha como destino a cidade Tanjung Pinang, também em Sumatra.

    A queda foi registrada apenas dois minutos após a decolagem a cerca de cinco quilômetros da base, segundo o porta-voz do Exército, Fuad Basya. Ele ainda informou que a manutenção do equipamento estava em dia.

    A mídia local informa que a área em que o Hercules caiu conta com casas e hotéis de diversos tamanhos. Não há informações de quantas vítimas em terra morreram ou se machucaram com a queda. O acidente expôs, mais uma vez, a fragilidade e os problemas de falta de manutenção da aviação na Indonésia. O site "Aviation Safety Network", que monitora o sistema aéreo em todo o mundo, mostra que houve 10 acidentes fatais no país na última década.

    Há seis meses, em dezembro do ano passado, um avião da companhia Air Asia foi danificado enquanto sobrevoava o mar de Java e caiu, matando as 162 pessoas que estavam a bordo. (ANSA)