ASSINE
search button

Renzi pede apoio de Putin contra terrorismo

Dois líderes se reuniram nesta quarta-feira, em Milão

Compartilhar

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, pediu nesta quarta-feira (10) que o presidente russo, Vladimir Putin, junte-se à comunidade internacional na luta contra o terrorismo. Os dois políticos se reuniram em Milão, em vista do dia dedicado à Rússia na feira universal Expo Milão 2015. 

"Vivemos um quadro internacional difícil que, apesar de algumas questões não estarem relacionadas, devemos enxergá-las cada vez mais do mesmo ponto de vista, a começar pela ameaça terrorista global", disse Renzi. O premier também disse que a Itália "trabalhará junto com a Rússia para reforçar os laços e enfrentar os desafios, tanto os que os dois países discordam quanto os que concordam". Em uma coletiva de imprensa, Renzi confessou que um dos assuntos discutidos no encontro foi a crise na Ucrânia, a qual a comunidade internacional acusa a Rússia de ingerência.

Já Putin, que chegou ao encontro com Renzi com uma hora de atraso, ressaltou que a Itália é "uma grande parceira da Rússia na Europa", com relações "culturais, comerciais e políticas que duram mais de 500 anos". "Vamos tentar respeitar os interesses dos dois países", prometeu o mandatário. O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi era um dos colaboradores e amigos íntimos de Putin. O Kremlin confirmou que os dois devem se encontrar ainda hoje, após o russo cumprir sua agenda oficial. (ANSA)