ASSINE
search button

Por engano, jornalista da BBC anuncia morte da rainha Elizabeth

Compartilhar

Um jornalista da BBC publicou, por engano, na sua conta do Twitter, a morte da rainha Elizabeth II, de 89 anos. "URGENTE: a rainha Elizabeth recebe cuidados no King Edward VII Hospital de Londres. Comunicado seguirá em breve @BBCWorld", dizia às 9h30 local (5h30de Brasília), a conta do Twitter de Ahmen Khawaja, uma jornalista do serviço em urdu.

Enquanto a informação era rapidamente reproduzida pela CNN e pelo jornal alemão Bild, um segundo tuíte da mesma jornalista da BBC anunciava: "Rainha Elizabeth está morta".

Diante da dimensão da falsa notícia, Ahmen Khawaja apagou suas duas mensagens. Então, ela escreveu: "Alarme falso, eu deletei os tuítes anteriores", sugerindo que seu telefone foi usado por uma outra pessoa.

"Eu deixei meu telefone sem supervisão em casa. Foi uma piada de mau gosto. Minhas desculpas", disse ela no Twitter antes de, mais uma vez, excluir a mensagem.

A BBC explicou que o incidente ocorreu "no âmbito de um teste técnico relacionado com um obituário", e anunciou que abriu uma investigação para apurar os fatos.