ASSINE
search button

Premier iraquiano diz que coalizão contra EI é 'ineficaz'

Reunião sobre o combate aos terroristas foi realizada em Paris

Compartilhar

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, afirmou nesta terça-feira (02) que a coalizão internacional que atua no país para combater os extremistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) é "ineficaz".    

Para al-Abadi, o grupo "não atingiu seus objetivos" porque "apesar dos ataques aéreos, ela não conseguir parar, nem diminuir o fluxo de terroristas que vem de outros países para o Iraque.    Mesmo com as críticas, o premier participou da reunião em Paris hoje que discutiu as políticas para atacar os jihadistas. 

Após o encontro, o vice-secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que seu governo apoia o novo plano apresentado pelo Iraque. "Militarmente e politicamente se trata de um bom plano, mesmo que seja algo de longa duração", destacou Blinken. Já o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, alertou que essa será uma "longa luta", mas que a coalizão deu provas de "unidade e determinação comum para combater os terroristas do EI, que fingem ser religiosos e são verdadeiros criminosos".