ASSINE
search button

Primeiro-ministro italiano faz visita surpresa ao Afeganistão

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, fez nesta segunda-feira (1º) uma visita surpresa à base militar do país em Herat, no Afeganistão. A viagem faz parte das comemorações pela Festa da República, que acontece nesta terça (2). 

O premier se encontrou com os membros da brigada Julia, o contingente de cerca de 500 soldados que deve encerrar a experiência italiana na nação asiática, como parte de uma missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para suportar o governo local após a queda do regime do Talibã.    

Ela deveria se encerrar em outubro deste ano, mas será ampliada em alguns meses em função de um acordo com os Estados Unidos. A visita incluiu uma homenagem aos 54 italianos mortos durante a missão. A solenidade também contou com a participação do presidente afegão, Ashraf Ghani.    

"Pedimos a vocês um esforço a mais: ficar por mais alguns meses no Afeganistão porque a fase final é difícil, e não podemos desperdiçar o trabalho já feito e o sangue derramado. Temos o dever de concluir uma transição para a liberdade e a paz do Afeganistão", disse Renzi, que vestia uma farda com seu nome e jeans.