ASSINE
search button

Encíclica do Papa deverá se chamar 'Laudato sii'

Frase de São Francisco significa "Louvado seja" em Latim

Compartilhar

A primeira encíclica exclusiva do papa Francisco, que tratará de meio ambiente e desnutrição, deverá ter como título a frase "Laudato sii" ("Louvado seja", em português).

    Segundo "Il Sismografo", site de notícias religiosas próximo à Santa Sé, a indicação foi dada pelo diretor da Livraria Editora Vaticana (LEV), dom Giuseppe Costa. Tal órgão é o responsável pela publicação dos documentos oficiais da Igreja Católica.

    "Laudato sii" é a frase inicial do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, tido como o texto mais antigo da literatura italiana. Vale lembrar que o santo patrono dos animais e do meio ambiente serviu de inspiração para Jorge Bergoglio escolher seu nome de Pontífice.

    O Papa trabalhou durante meses na encíclica, que deve ser divulgada em junho, e chegou até a pedir ajuda ao teólogo brasileiro Leonardo Boff, que enviara a ele dois pacotes de materiais sobre o seu tema.

    Esse será o primeiro documento do tipo - considerado o mais importante texto escrito pelo líder da Igreja Católica - feito inteiramente por Francisco. A encíclica "Lumen Fidei", publicada em junho de 2013, havia sido iniciada por Bento XVI e foi finalizada pelo argentino. (ANSA)