ASSINE
search button

Vítimas de estupros de guerra serão indenizadas na Croácia

Compartilhar

O Parlamento da Croácia aprovou nesta sexta-feira (29) uma lei que autoriza indenizações para vítimas de estupros durante o conflito contra a antiga Iugoslávia, entre 1991 e 1995. A medida prevê ressarcimentos de até 13 mil euros, pensões vitalícias e assistência sanitária, psicológica e legal para as mulheres que sofreram abusos na guerra, independentemente de sua origem ou de quem tenha cometido o crime.    

"A lei mudará a minha vida do ponto de vista financeiro, mas, sobretudo, me fará sentir novamente um ser humano", diz Ana Horvatinec, de 66 anos. Em novembro de 1991, ela e sua filha foram repetidamente violentadas por soldados sérvios após a queda de Vukovar, no leste da Croácia.    

Já a sérvia Dubravka Jagodic, 52, foi obrigada a manter relações sexuais com um soldado croata enquanto ele apontava uma pistola para a cabeça do seu filho. O marido dela foi assassinado. "Nenhuma soma de dinheiro pode apagar aquilo que aconteceu. Quero apenas que a justiça seja feita", afirma.    

E é justamente esse o objetivo do projeto. "Exorcizar os próprios sofrimentos por meio de uma lei desse tipo é um passo adiante", comenta Marijana Senjak, psicóloga que atende mulheres que foram estupradas. "Trata-se de uma página negra dos combates dos anos 1990", acrescenta.