ASSINE
search button

Em audiência geral, Papa diz que 'não há casamento express'

Pontífice ainda discursou sobre a importância do namoro

Compartilhar

Durante a audiência geral desta quarta-feira (27), que foi dedicada ao casamento em vista do Sínodo da Família, o papa Francisco afirmou que não existe "casamento express" e que o amor precisa ser trabalhado no relacionamento.

"Não existe casamento express. É preciso trabalhar sobre o amor, é preciso caminhar. A aliança do amor entre homem e mulher se aprende, se afina. Permito-me dizer que é uma aliança artesanal, fazer duas vidas em uma só, e talvez também um milagre, o milagre da liberdade e do coração confiados à fé", disse o Pontífice.

Durante sua homilia, Jorge Mario Bergoglio ainda destacou que é preciso que os casais "mantenham a diferenciação entre namoro e matrimônio" para "não queimar etapas". O líder da Igreja Católica afirmou que o amor é um sentimento "que se aprende a ter".

 "Muitos casais estão juntos há muito tempo e tem também intimidade, mas às vezes, só convivem e não se conhecem, parecem ser estranhos, e assim não se conhecem. A cultura e a sociedade externa se tornaram indiferentes à delicadeza dessa passagem", ressaltou.

Segundo Bergoglio, o "namoro é um percurso de vida que deve amadurecer como um fruto, é uma estrada de maturação no amor, até o momento em que se torna um verdadeiro casamento". Voltando a criticar a "cultura do descarte" vigente na sociedade moderna, Francisco pediu mais empenho das pessoas em manter o amor. "Nossas coordenadas sentimentais estão um pouco confusas.

Aqueles que querem tudo e rápido também cedem tudo rapidamente, na primeira dificuldade ou na primeira ocasião. Não há esperança para a confiança em doar a si mesmo se permanece o hábito de consumir o amor como um tipo de suplemento de bem-estar psicofísico", finalizou.