ASSINE
search button

Estado Islâmico executa 16 comerciantes no Iraque

Compartilhar

O grupo extremista Estado Islâmico executou 16 comerciantes que transportavam produtos alimentícios de Baiji, tomada pelos extremistas, para Haditha, controlada pelas forças governamentais, anunciaram hoje (24) as autoridades locais.

“O Daesh [sigla em árabe do grupo] executou 16 comerciantes de Haditha na noite passada”, disse o presidente da Câmara da cidade, Abdelhakim al-Jighaifi. “As vítimas transportavam sobretudo legumes, por exemplo, de Baiji para Haditha”, explicou.

Baiji, situada nas margens do Tigre a cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá, foi tomada pelos jihadistas logo no início da ofensiva lançada por eles em junho de 2014.

Haditha, nas margens do Eufrates, fica a aproximadamente 130 quilômetros a sudoeste de Baiji. É a última grande cidade da província de Al Anbar (oeste) sob controle do exército iraquiano.

A província, a maior do Iraque e que faz fronteira com a vizinha Síria, está praticamente sob controle do Estado Islâmico, incluindo a capital, Ramadi, tomada no último domingo (17) pelo Estado Islâmico.