ASSINE
search button

Renzi acredita que UE terá acordo sobre imigração

Premier disse que assunto será debatido em junho

Compartilhar

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou nesta sexta-feira (22) que acredita que a União Europeia conseguirá entrar em acordo sobre o tema da imigração ilegal ao continente. Porém, ressaltou que o assunto não será destaque na reunião de líderes de governo que ocorre hoje em Riga, na Letônia.

    "O tema não é objeto de discussão nessa reunião, mas estamos conversando em todos os níveis para debatê-lo no Conselho Europeu em junho. Há todo um espaço para encontrar um acordo, não estou preocupado com isso", destacou.

    Após se reunir com o presidente francês, François Hollande, o líder italiano ainda rebateu a ideia de enviar os corpos dos falecidos nas tragédias marítimas de volta para seus parentes. "É impossível, até mesmo para meus colegas europeus, em pensar que o navio que afundou no Mediterrâneo fique escondido aos nossos olhos. A consciência da Europa não está a 360 metros de profundidade. De frente a essa imensa tragédia, a Europa deve voltar seus olhos para o drama da imigração", disse Renzi ao se referir do maior naufrágio da história da região, quando mais de 700 pessoas morreram.

    A Itália é que mais recebe os imigrantes ilegais que deixam países em conflito para tentar a sorte na Europa. (ANSA)