ASSINE
search button

Greve de funcionários fecha Torre Eiffel

Trabalhadores reclamam da falta de segurança no local

Compartilhar

A Torre Eiffel está fechada ao público nesta sexta-feira (22) por causa de uma greve de seus funcionários, que reclamam da falta de segurança no local de trabalho. Segundo eles, a quantidade de "batedores de carteira" que atuam no monumento é alarmante.

    De acordo com uma nota divulgada pela mídia francesa, a "maior parte" dos trabalhadores que permitem o acesso ao célebre monumento parisiense decidiu exercer seu "direito de retirada".

    A medida, garantida por lei, pode ser efetuada por um funcionário no caso de "um perigo sério e iminente para a vida ou a saúde".

    Eles afirmam que a ação está sendo tomada por causa do "reaparecimento da atividade de batedores de carteira na Torre Eiffel e depois de vários ataques e ameaças". Conforme o comunicado, os funcionários pedem, em particular, "garantias formais da parte da direção para que sejam colocadas em prática medidas permanentes e eficazes para pôr fim a este problema, do qual são vítimas, cotidianamente, muitos turistas".

    A empresa que gerencia o ponto turístico não comentou a manifestação e se limitou a dizer que o monumento "não pode ser aberto a partir das 9h30" por falta de mão de obra e disse estar "desapontada que os visitantes que já estão no local sejam penalizados".

    Essa não é a primeira vez que o monumento é fechado por protesto de trabalhadores em 2015. No dia 9 de abril, a estrutura ficou fechada em uma ação contra o pacote de austeridade do governo francês.

    Anualmente, a Torre Eiffel recebe mais de sete milhões de turistas - sendo um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. (ANSA)